sexta-feira

Fazer Palavras Cruzadas vitaliza o seu Cérebro!

Um estudo publicado no jornal “Neurology” apresenta seis propostas que podem ajudar a atrasar a deterioração do sistema cognitivo. São elas: ler, escrever, jogar às cartas, fazer palavras cruzadas, debater e ouvir música.

Segundo os peritos, as pessoas que sofrem de demência começam, numa fase inicial, por perder a memória. Este processo pode ser evitado com actividades regulares como ler ou fazer palavras cruzadas.

Os investigadores analisaram a frequência com que as 488 pessoas incluídas no estudo (entre os 75 e os 85 anos) faziam estas tarefas como passatempo. Para cada actividade, a frequência diária foi elevada com sete pontos, vários dias por semana merecia quatro pontos e uma vez por semana, um ponto.

Aqueles que durante o estudo, que durou cinco anos, desenvolveram demência, 101 dos participantes tinham uma média de sete pontos no total, o que significa que fazia as actividades uma vez por dia. Dez deles não realizavam nenhuma das propostas e 11 faziam apenas uma vez por semana.

“Por cada actividade adicional na qual o indivíduo se aplicava, a perda de memória atrasava 0,18 anos”, salientaram os investigadores. O atraso era maior, 1,29 anos, quando a pessoa participava onze vezes por semana.

A formação do indivíduo também influencia a vitalidade cerebral. Peritos garantem que os indivíduos com um nível de educação superior mais dificilmente poderiam sofrer de demência por usar regularmente várias estruturas cerebrais.

Fonte: Jornal "i"

Sem comentários:

Enviar um comentário